IV Congresso Brasileiro de Psicologia tem início em São Paulo

DSC_0012Cerca de mil pessoas participaram, nesta quarta (19), da abertura do IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, em São Paulo. O simpósio, realizado até o dia 23, tem como objetivo debater os impactos da psicologia na sociedade brasileira, discutindo os fazeres e a política da ciência e da profissão. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa do simpósio com programação especial e teve representação na abertura pela conselheira Meire Viana.

Confira todas as fotos da abertura aqui

DSC_0008Realizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENBP), composto por 22 entidades da Psicologia, o evento foi proposto sob três eixos principais: Psicologia e Sustentabilidade – cidadania, diversidade e modelos sociais; Psicologia, formação e práticas profissionais na construção de projetos ético-políticos; e Psicologia e Políticas Públicas no enfrentamento das desigualdades sociais. Durante os cinco dias de Congresso, serão apresentados aproximadamente 4 mil trabalhos científicos. Os organizadores preveem a participação de pelo menos 12 mil pessoas nas atividades.

Na cerimônia, Fabián Javier Marín Rueda (ABECIPSI), coordenador da Secretaria-Executiva do IV CBP, relembrou a história do simpósio, que teve sua primeira edição em 2002. Conhecido como “Congressão”, desde a sua concepção teve como objetivo expressar a diversidade da Psicologia científica e profissional e o compromisso com a sociedade. “Temos um compromisso com a Psicologia como âmbito do conhecimento e profissão. O Congresso é um espaço democrático de discussão para uma sociedade melhor”, explicou.

O coordenador destacou formato do Congresso, que visa pensar a política para a Psicologia com ampla participação das entidades. “Temos o compromisso como fórum e com trabalhos coletivos. Atuar conjuntamente é uma possibilidade que produz bons resultados, e por isso o Congresso se consolidou como o grande encontro da Psicologia: graças ao trabalho conjunto das entidades”, destacou. Rueda ressaltou também a necessidade de que a Psicologia esteja organizada para enfrentar as demandas da sociedade e o diálogo entre a ciência e a profissão para a ampliação do conhecimento.

DSC_0146Representando o CFP na solenidade, a psicóloga Meire Viana (foto) reafirmou a importância do Congresso, segundo ela, “um marco significativo e importante para a Psicologia brasileira”. “Somos muitos na Psicologia, muitas modalidades, muitos fazeres, muitas condições de exercício, muita diversidade, e entendemos que o nosso papel é nesse espaço é de acolhida, diálogo e construção em conjunto”, disse. Ela também destacou a realização de atividades do CFP no simpósio: “A nossa forma de participação busca uma maneira de facilitar e fortalecer o diálogo com a categoria dos profissionais e dos acadêmicos de Psicologia” (veja a programação do CFP no Congresso no hotsite especial do Conselho para o evento ).

O Secretário-Geral da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi), Edgar Barrero, sublinhou o papel da Psicologia na América Latina. “Nós estamos construindo um compromisso ético e político pela soberania de nossos povos e o direito inalienável à autodeterminação dos mesmos. Temos um compromisso com a democracia, o respeito aos direitos humanos, a paz com dignidade e rechaçamos violências políticas e qualquer forma de tortura”. Como exemplo, Barrero lembrou do recente episódio dos 43 estudantes mexicanos assassinados na cidade de Iguala. “A Ulapsi se manifestou contrariamente à semelhante atrocidade. Estamos exigindo que haja verdade, justiça e reparação para as vítimas diretas e para o conjunto da sociedade. Por eles, também exigimos uma Psicologia que busque transformações sociais, políticas e econômicas”, completou.

A cerimônia de abertura contou com representantes das entidades que formam o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia, do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, além profissionais, pesquisadores e estudantes de dezenas de estados brasileiros e ainda de países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Angola, Moçambique, Portugal , Cabo Verde, Cuba, Uruguai, Venezuela, Guatemala e Porto Rico.

DSC_0123Também foi prestada uma homenagem aos psicólogos (as) Alvino Augusto de Sá, Antonio da Costa Ciampa (foto), Antônio Virgílio Bastos, Bellkaiss Wilma Romano, Claudio Hutz, Delvo Silva, Eda Custódio, Jayme Alves, Latife Yazigi, Lucy Melo Silva, Mathilde Neder, Odette Pinheiro e Terezinha Féres-Carneiro, além de homenagens post-mortem a 17 psicólogos e psicólogas.

A abertura do CBP aconteceu no auditório Celso Furtado, no Anhembi, São Paulo, e as atividades do Congresso serão realizadas na Uninove, também na capital paulista.

Comments are closed.